Como Ser Escolhido Entre Os Seus Concorrentes

Você já se perguntou porque muitas pessoas compram do seu concorrente e somente algumas compram de você? A solução para este problema pode ser mais simples do que você imagina.

Em primeiro lugar, quero que você entenda como funciona o processo de decisão. As pessoas geralmente compram de quem elas conhecem, gostam e confiam.

Em uma outra postagem eu falei sobre como você pode atrair mais clientes e ter mais vendas. Uma das maneiras é tendo um processo de vendas. Dentro deste processo existe uma etapa que é envolver o cliente. Se você seguir o processo você vai atrair mais pessoas e consequentemente fazer elas confiarem em você.

Quanto mais elas interagirem com o seu site (ou sua empresa) mais ela vai confiar e mais fácil será o processo de decisão de compra. Atenção: Para que as pessoas confiem em você é necessário que elas percebam que você está preocupado com o resultado delas e não somente com o seu lucro.

Como Aumentar A Confiança Das Pessoas

Se você vende serviços de nutrição, porque não colocar algumas receitas equilibradas para ajudar as pessoas? Ensine como fazer um almoço de baixa caloria. Fale na sua postagem que se elas quiserem mais receitas é só entrar em contato com você.

Se você é serralheiro ou pintor de portões você pode colocar uma postagem explicando o que as pessoas podem fazer para o portão não apodrecer por causa da urina dos cachorros. Qual produto ela deve passar? Como ela deve lavar o portão? Qual a melhor tinta para passar no portão? É melhor portão de ferro, madeira, aço galvanizado ou de alumínio? É melhor ter um portão basculante ou de correr? É melhor automatizado ou manual?

Caso você tenha um supermercado, pode colocar receitas no seu website, exemplo: como fazer arroz, como fazer feijão, como fazer bolo, como fazer grão de bico de salada, etc. Pode também ensinar as pessoas a usar determinado produto (como sabão em pó, limpa piso, água sanitária, etc). Pode ensinar também qual é o melhor vinho para tomar em determinadas ocasiões. Pode até mesmo ensinar como fazer um lanche saudável, quais os melhores aperitivos para comer em reunião com os amigos,

Se você responder a cada pergunta com uma postagem, com certeza você terá conteúdo por muito tempo e isso ajudará as pessoas a tomarem decisões mais informadas. Quanto mais informadas elas estiverem, menores as chances de ficarem insatisfeitas ou pedirem reembolso.

O nome disso é gerar valor. Você está dando informações que as pessoas consideram valiosas. Lembrando que varia de pessoa para pessoa. O que é valioso para uma mãe de família pode não ser valioso para um estudante universitário. Gere o máximo de valor para o seu público alvo e não para todas as pessoas que encontrar na frente.

Tudo isso vai ajudar você a ter uma grande vantagem sobre os seus concorrentes. O que nos leva ao ponto 2:

Tenha um Diferencial dos Seus Concorrentes.

Tudo o que falei acima pode e deve ser usado como diferencial. Você também pode usar como complemento algo que você faz melhor que os seus concorrentes. Não cometa o erro de falar que o seu produto tem mais qualidade do que o dos concorrentes. Esta é uma palavra ampla e muitas pessoas não sabem o que significa.

Não tem como você falar para as pessoas que o lanche que você vende tem maior qualidade. O que significa essa tal qualidade? Será que são insumos melhores? Será que usa carne de primeira em vez de carne de segunda? Será que o pão é feito no dia? Será que a embalagem que você usa evita que ele chegue todo revirado? Tudo isso as pessoas precisam saber.

O mesmo pode ser dito dos portões. O que a pessoa vai entender se você falar que fabrica portões de qualidade. O que esta qualidade significa? Que resistem ao tempo? Resistem à urina dos cachorros? O material usado é mais leve? Explique de maneira clara.

Você ainda pode adicionar um diferencial na sua empresa, exemplo: Nossos produtos chegam na metade do tempo que os produtos dos concorrentes. Você pode falar que possui mais entregadores, então o tempo de espera é menor.

O suporte e pós venda também podem ser usados como diferencial. Você pode se comunicar com a pessoa que comprou o seu produto para saber se ela conseguiu o resultado esperado. Este diferencial do atendimento pode gerar indicações, que em outras palavras pode ser chamado de Marketing Gratuito.

O que eu quero que você faça:

Descubra o que as pessoas do seu mercado consideram como valioso. Use estas informações para gerar envolvimento e relacionamento com o seu possível comprador (ou até mesmo os compradores). Depois que as pessoas confiarem em você, será mais fácil vender. Nunca tente vender na primeira vez que você encontrar a pessoa, isso vai diminuir as suas chances de sucesso.

Comece anotando o que a sua empresa faz de diferente (e melhor) do que os concorrentes. Essas informações serão usadas para convencer as pessoas a comprarem o seu produto ou contratarem o seu serviço. Como eu disse, isso vai gerar mais vendas em forma de indicações.