A parte mais triste em trabalhar com empresas é perceber que elas começarão a morrer assim que o dono se ausentar. Por mais que a pessoa tenha passado a vida inteira construindo o negócio, ele não vai durar para a próxima geração.
E porque eu falo isso? A maioria dos filhos de empresários não recebem uma “educação” sobre como guiar os negócios do pai. Por não saberem o que fazer, acabam cometendo vários erros até que não fique nenhum cliente.
O meu objetivo é impedir que isso aconteça com você. Não quero que a sua vida inteira de esforços tenha sido em vão. Vou tentar fazer isso sendo o mais breve possível.
Para fazer a sua empresa sobreviver é necessário pensar em processos e sistemas. Um sistema é considerado o todo e os processos são parte deste todo. Para explicar de maneira fácil, podemos usar a receita de um bolo.
Se você seguir a receita (o sistema) passo a passo e não errar nenhum processo, você conseguirá fazer o bolo. Caso você entregue esta receita para outra pessoa (seus filhos, cônjuges e até sócios) eles conseguirão fazer o bolo.
Este é o mesmo procedimento que você usa se quer que a sua pizzaria continue com a mesma qualidade quando você está ausente. Também é usado para abrir uma filial em outro bairro ou cidade. A pizza que a sua empresa produz na empresa filial terá a mesma qualidade da pizza produzida na empresa matriz.
Se você tem um restaurante pode usar a mesma ideia. Tenha por escrito todas as medidas e passos para fazer o prato A, a mesma coisa para o prato B, a mesma para o prato C e assim por diante.
Desta maneira você está padronizando a qualidade do seu produto ou serviço. Isso significa que qualquer pessoa que trabalhar para você, conseguirá fazer o seu cardápio. Em outras palavras, qualquer pessoa conseguirá seguir os passos do seu sistema.
Aqui já começamos a desvincular você dos negócios para que ele caminhe sozinho.
Também pode ser usado para cuidar do seu negócio. Você tem (1) os seus anúncios, (2) seus vendedores e até mesmo (3) as indicações que você recebe. Todos estes 3 que citei são processos, são atividades que se encaixam no seu negócio. Eles fazem parte do sistema de atrair clientes.
Você também tem que ter um sistema para envolver o público e outro sistema para vender novamente. Só reafirmando os sistemas:
- Atrair pessoas.
- Envolver e vender o seu produto.
- Vender o seu produto novamente.
Se você tonar isso padrão, você não precisa se preocupar com o processo que está sendo executado, já que esta pessoa está seguindo o que você quer que ela siga.
E o que dizer dos atendimentos telefônicos, dos textos dos anúncios, dos discursos dos vendedores, das maneiras de produzir um produto (processo de criação)? O mesmo deve ser aplicado.
Eu gosto de citar como exemplo as redes de fast-food. Independente de onde você esteja, a qualidade dos produtos é a mesma. Você também pode notar que independente das pessoas que estão executando, o produto fica pronto praticamente com o mesmo tempo.
Podemos imaginar que você está criando um sistema de franquias para as suas lojas. Se você montar uma filial, ela terá o mesmo desempenho que a matriz? Os processos e sistemas a serem seguidos serão os mesmos? E se você abrir 10 filiais em cidades diferentes?
Talvez o seu objetivo não seja expandir a empresa, porém você pode usar o mesmo tipo de pensamento para melhorar a sua loja matriz (mesmo que não queira ter filiais).
Você deve colocar o seu negócio para trabalhar de maneira dura para você e não o contrário, onde você tem que trabalhar duro para a sua empresa.
Eu quero que você se torne o arquiteto do seu negócio e não o pedreiro que executa a obra. Nada contra quem executa a obra, mas eu acho que você pode ter maiores resultados se mudar o seu foco.
O que eu quero que você faça:
Coloque todos os sistemas e processos da sua empresa no papel.
Imagine que você tenha contratado um funcionário novo e esteja ensinando o que precisa ser feito.
Coloque todas estas instruções no papel e deixe como um manual para os seus funcionários seguirem.
Talvez a sua empresa já tenha os sistemas e processos bem definidos, mas eles não estão no papel. Se o seu filho ou outra pessoa assumir a empresa na sua ausência, eles saberão o que fazer.
Se você quiser ir para o próximo nível, você pode dar uma olhada no documento de auditoria que eu fiz. Você pode acessá-lo gratuitamente clicando aqui: Auditoria Grátis.