Você Está Feliz Com A Sua Empresa?

O que aconteceria se você ganhasse mais dinheiro com a sua empresa mesmo estando infeliz?

Você mandaria “buscar” a felicidade? Será que compensa ganhar muito e ser infeliz? Grande parte dos negócios hoje em dia sofre com este problema. As pessoas começam um negócio por prazer e futuramente estarão enfrentando dificuldades tanto financeiras quanto emocionais.

Eu gosto sempre de reforçar que é necessário cuidar das 5 áreas: Você, o seu Mercado, o seu Marketing, seu Pessoal e seus Sistemas. Não é por acaso que a área “Você” esteja em primeiro lugar.

Você precisa se cuidar para que a sua empresa também fique bem cuidada. Não se esqueça de se valorizar. Muitas pessoas esquecem disso e ficam marginalizando os seus produtos e serviços. Você não passou essa luta toda até hoje para ter que ficar dando desconto para as pessoas.

Se você ainda briga no mercado de preço, onde quem tem o menor preço vence, saiba que eu posso te ajudar a evitar esse círculo vicioso. Quanto mais descontos você dá, menores os lucros. Quanto menores os lucros, maior é a insatisfação e sentimento de desvalorização.

Vou explicar como você pode melhorar o nível de satisfação aumentando as suas margens de lucro.

O Que Fazer Para Não Dar Descontos?

Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre esta opção: Aumentar o valor do seu produto. Mas como fazer isso?

Primeiro você precisa entender que valor é subjetivo, ele varia de pessoa para pessoa, de momento para momento.

Exemplo: Uma pessoa não acha interessante gastar o tão suado dinheiro com espelhamento de carro. Por outro lado, temos uma pessoa que é apaixonada por carros e chega a ser impressionante o amor que tem pelo próprio veículo.

O primeiro tipo de pessoa não pagará R$ 300,00 em um espelhamento. Já o segundo tipo de pessoa gasta até mais com procedimentos e itens cosméticos.

Você pode até conseguir convencer o primeiro tipo de pessoa a gastar com estes procedimentos, mas com certeza ele ficará insatisfeito ou com um pesar por ter gasto dinheiro com uma coisa coisa, segundo ele, supérflua.

Então o que você deve fazer na verdade é: Encontrar pessoas que estejam dispostas a gastar dinheiro com o seu produto ou serviço. Isso evitará dor de cabeça de tentar convencer uma pessoa a fazer o que ela não quer.

Uma vez que você tenha encontrado o tipo certo de pessoa, você deve mostrar o que o seu produto ou serviço pode fazer pela vida da pessoa. Vai deixar ela mais atraente? Vai fazer ela ter mais dinheiro? Vai fazer ela economizar tempo? Vai ajudá-la a ser promovida no emprego?

Quanto mais você mostrar o resultado positivo que sua empresa pode causar a ela, melhores as chances de sucesso. Se o resultado que ela vai obter for maior do que o dinheiro que ela gasta, então ela não se preocupa em pagar o preço que você está pedindo.

Exemplo: Temos duas pessoas, uma quer emagrecer para ficar mais atraente e a outra DEVE emagrecer pois corre risco de ter infarto. Qual destas duas pessoas você acha que pagaria mais no preço de um nutricionista ou plano de academia? Certamente o segundo tipo de pessoa.

E Como Isso Pode Mudar A Sua Vida?

A maioria das insatisfações surgem por haver um desacordo entre o esperado e o desejado. Se você espera ganhar muito dinheiro com sua empresa e isso não está acontecendo, então surge a insatisfação.

Não é diminuindo o seu preço que você vai ter mais lucros. Não adianta você tentar vender 100 pares de sapatos com lucro de R$ 1,00 enquanto o seu concorrente vende 2 pares e tem lucro de R$ 50,00 em cada.

Isso vai fazer com que ele trabalhe menos do que você, tenha menos dores de cabeça e também ganhe o mesmo tanto. Então diminuir o preço para aumentar volume nem sempre é a melhor solução.

O Que Eu Quero Que Você Faça:

  1. Anote todos os problemas que o seu produto ou serviço resolve.
  2. Agora anote todas as transformações que o seu produto ou serviço pode causar na vida da outra pessoa.
  3. Gaste um tempo pensando quais pessoas estão tendo este tipo de problema ou estão querendo este tipo de transformação que você oferece.
  4. Procure por pessoas que atendam o mesmo público que você pretende alcançar e forme uma parceria (Nutricionistas atendem o público de academia, o público que compra bicicletas esportivas e assim por diante).
  5. Encontre uma maneira de falar para estas pessoas que você resolve o problema delas ou que pode ajudar na transformação que desejam.
  6. Não diminua o preço dos seus produtos, ganhe mais dinheiro, elimine várias preocupações com contas e seja feliz. 

Se você precisar de ajuda com o seu negócio, você pode entrar em contato comigo ou acessar uma página onde coloquei algumas perguntas que funciona como uma auditoria. Ela vai ajudar você a identificar problemas no seu negócio e diminuir a ansiedade e preocupação.