O que aconteceria se você ganhasse mais dinheiro com a sua empresa mesmo estando infeliz?
Você mandaria “buscar” a felicidade? Será que compensa ganhar muito e ser infeliz? Grande parte dos negócios hoje em dia sofre com este problema. As pessoas começam um negócio por prazer e futuramente estarão enfrentando dificuldades tanto financeiras quanto emocionais.
Eu gosto sempre de reforçar que é necessário cuidar das 5 áreas: Você, o seu Mercado, o seu Marketing, seu Pessoal e seus Sistemas. Não é por acaso que a área “Você” esteja em primeiro lugar.
Você precisa se cuidar para que a sua empresa também fique bem cuidada. Não se esqueça de se valorizar. Muitas pessoas esquecem disso e ficam marginalizando os seus produtos e serviços. Você não passou essa luta toda até hoje para ter que ficar dando desconto para as pessoas.
Se você ainda briga no mercado de preço, onde quem tem o menor preço vence, saiba que eu posso te ajudar a evitar esse círculo vicioso. Quanto mais descontos você dá, menores os lucros. Quanto menores os lucros, maior é a insatisfação e sentimento de desvalorização.
Vou explicar como você pode melhorar o nível de satisfação aumentando as suas margens de lucro.
O Que Fazer Para Não Dar Descontos?
Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre esta opção: Aumentar o valor do seu produto. Mas como fazer isso?
Primeiro você precisa entender que valor é subjetivo, ele varia de pessoa para pessoa, de momento para momento.
Exemplo: Uma pessoa não acha interessante gastar o tão suado dinheiro com espelhamento de carro. Por outro lado, temos uma pessoa que é apaixonada por carros e chega a ser impressionante o amor que tem pelo próprio veículo.
O primeiro tipo de pessoa não pagará R$ 300,00 em um espelhamento. Já o segundo tipo de pessoa gasta até mais com procedimentos e itens cosméticos.
Você pode até conseguir convencer o primeiro tipo de pessoa a gastar com estes procedimentos, mas com certeza ele ficará insatisfeito ou com um pesar por ter gasto dinheiro com uma coisa coisa, segundo ele, supérflua.
Então o que você deve fazer na verdade é: Encontrar pessoas que estejam dispostas a gastar dinheiro com o seu produto ou serviço. Isso evitará dor de cabeça de tentar convencer uma pessoa a fazer o que ela não quer.
Uma vez que você tenha encontrado o tipo certo de pessoa, você deve mostrar o que o seu produto ou serviço pode fazer pela vida da pessoa. Vai deixar ela mais atraente? Vai fazer ela ter mais dinheiro? Vai fazer ela economizar tempo? Vai ajudá-la a ser promovida no emprego?
Quanto mais você mostrar o resultado positivo que sua empresa pode causar a ela, melhores as chances de sucesso. Se o resultado que ela vai obter for maior do que o dinheiro que ela gasta, então ela não se preocupa em pagar o preço que você está pedindo.
Exemplo: Temos duas pessoas, uma quer emagrecer para ficar mais atraente e a outra DEVE emagrecer pois corre risco de ter infarto. Qual destas duas pessoas você acha que pagaria mais no preço de um nutricionista ou plano de academia? Certamente o segundo tipo de pessoa.
E Como Isso Pode Mudar A Sua Vida?
A maioria das insatisfações surgem por haver um desacordo entre o esperado e o desejado. Se você espera ganhar muito dinheiro com sua empresa e isso não está acontecendo, então surge a insatisfação.
Não é diminuindo o seu preço que você vai ter mais lucros. Não adianta você tentar vender 100 pares de sapatos com lucro de R$ 1,00 enquanto o seu concorrente vende 2 pares e tem lucro de R$ 50,00 em cada.
Isso vai fazer com que ele trabalhe menos do que você, tenha menos dores de cabeça e também ganhe o mesmo tanto. Então diminuir o preço para aumentar volume nem sempre é a melhor solução.
O Que Eu Quero Que Você Faça:
- Anote todos os problemas que o seu produto ou serviço resolve.
- Agora anote todas as transformações que o seu produto ou serviço pode causar na vida da outra pessoa.
- Gaste um tempo pensando quais pessoas estão tendo este tipo de problema ou estão querendo este tipo de transformação que você oferece.
- Procure por pessoas que atendam o mesmo público que você pretende alcançar e forme uma parceria (Nutricionistas atendem o público de academia, o público que compra bicicletas esportivas e assim por diante).
- Encontre uma maneira de falar para estas pessoas que você resolve o problema delas ou que pode ajudar na transformação que desejam.
- Não diminua o preço dos seus produtos, ganhe mais dinheiro, elimine várias preocupações com contas e seja feliz.
Se você precisar de ajuda com o seu negócio, você pode entrar em contato comigo ou acessar uma página onde coloquei algumas perguntas que funciona como uma auditoria. Ela vai ajudar você a identificar problemas no seu negócio e diminuir a ansiedade e preocupação.